Tai Chi
“TAI CHI CHUAN NASCE DO WU JI, ESTADO DE MOVIMENTO E REPOUSO, É A MÃE DO YIN E DO YANG. QUANDO EM MOVIMENTO, SE DIVIDE, UNINDO-SE QUANDO EM REPOUSO”.
Os Clássicos de Tai Chi Chuan – Wang Zongyue – Esta arte marcial na origem de sua história recebeu a influência de exercícios milenares respiratórios, da imitação dos movimentos de animais, da medicina tradicional, no seu aspecto filosófico, de pensamentos do Taoísmo, Confucionismo e Zen Budismo no aspecto Marcial. Hoje é considerado um dos tesouros da cultura e civilização Chinesa, praticamos esta arte marcial no Instituto Bodhidharma em várias escolas de filosofia do Mundo. Portanto Tai Chi é uma arte marcial fundamentada , na filosofia da não agressão, é passiva e não ativa, ensina nunca atacar antes, mas antecipar sua reação ao ataque, adotando movimentos suaves, harmoniosos e lentos. Sua difusão deve-se aos benefícios adquiridos da prática no aspecto da saúde pessoal, física e mental e nos processos de autocura para muitos distúrbios do organismo.
A prática do Tai Chi requer concentração, atenção, memória, porque o mais importante é o equilíbrio Central de onde nasce cada passo e gestos marciais, cada movimento circular lento e com múltiplas variações .As posturas não são totalmente relaxadas (YIN), nem totalmente tensas ( Yang), procura-se combinar relaxamento e conscientização para o equilíbrio dos contrários YIN e YANG, todas as partes do corpo são solicitadas a trabalhar em conjunto com a musculatura, articulações e respiração que acontece de forma natural integrada aos movimentos.
A mente dirige a execução dos movimentos do corpo, favorecendo a concentração, proporcionando melhoras na circulação sanguínea e coordenação motora reduzindo o nível de stress. A prática estimula qualidades relacionadas ao caráter tais como perseverança, paciência, tolerância, o que resulta uma sensação de bem estar e serenidade.